SUA MAGESTADE: A IMPONTUALIDADE

CL AURÉLIO PIRES

COUNCIL CHAIRMAN 87/88

Uma tradição, indesejável, vem criando uma dinastia no Brasil, em quase todos os eventos realizados. Referimo-nos a impontualidade, exceção condenável à disciplina e as normas protocolares, acentuando-se cada vez mais, no desenrolar dos acontecimentos, e se tornando procedimental.

“Noiva que se preza, jamais chega no horário”, era o refrão que se ouvia antigamente, e que pela natureza do evento, era tolerada. Mas hodiernamente, na maioria dos eventos, ocorre um verdadeiro desrespeito ao horário que é relegado a plano secundário, pois se prima por desobedece-lo.

E no LEONISMO, fugindo as normas, a impontualidade exceção condenável, virou regra e instalou sua indesejável dinastia, pois, desestabiliza a reunião, (já se criou de modo irônico o chamado “horário leonístico”).

Ser pontual é condição indispensável para pertencer a qualquer grupo, notadamente a um Clube de Serviço. A PONTUALIDADE é regra de boa educação protocolar, de bom procedimento, e de respeito ao semelhante, nada tendo a ver se caracterizando pela derrubada de etiquetas, convenções e protocolos, em sua marcha para o pretendido nivelamento de direitos perante a ordem social.

Regras de convivência social que eliminem conflitos, e assegurem respeito aos direitos alheios terão de haver sempre. São as elementares de boa educação, de urbanidade, de civilidade ou bom tom, e que a DISCIPLINA (ato de razão, volitivo e lógico) é uma delas, tendo seu ápice na PONTUALIDADE, aceita e adotada por amplo consenso. Não é limitação de liberdade, porque na vida em comunidade, há regras para tudo, que não visam coibir liberdades, mas garantir o bem estar coletivo. Sem elas a vida seria muito difícil.

A impontualidade é um problema que se agrava no Leonismo e já atinge proporções inaceitáveis. Por uma minoria de retardatários penaliza-se uma maioria de disciplinados. Tem ocorrido com freqüência em Convenções Nacionais ou Distritais, Conselhos, Comitês, Fóruns e Reuniões dos Clubes. É demonstração de falta de disciplina, uma grosseria inominável com os pontuais e uma imperdoável falta de respeito aos brios de Clubes de Serviços civilizados.

Os LIONS CLUBES devem assumir uma posição rigorosa na reeducação da PONTUALIDADE, senão pouco restará no futuro para que se possa comemorar algum evento leonístico, com beleza e dignidade.

Somos das poucas agremiações, conduzidas pela razão (atributo divino) para a satisfação das necessidades do espírito na comunhão dos ideais, e de sadia convivência humana. E por isso a impontualidade perturbação do comportamento humano, não pode ocorrer em nosso meio.

VAMOS TODOS SER PONTUAIS.